Imagem cidade de Cabeceiras

Prefeitura de Cabeceiras realiza mutirão de combate à dengue na zona rural

Data: 25/01/2019

A Prefeitura de Cabeceiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando o trabalho de combate à dengue no município, tanto na zona urbana quanto nas comunidades da zona rural. E nesta sexta-feira (25) foi a vez de desenvolver o trabalho de recolhimento do lixo nas comunidades de Vaca Brava I e II, Ilheus, Barroca, Bom Futuro, Vertente, Pedra Dura, Lagoa Seca dos Leandros, Roça Velha, Malhadinha e outras.

As ações de combate à dengue vêm sendo realizadas constantemente no município. O objetivo desse trabalho é orientar os moradores sobre os sintomas da dengue e as ações que devem ser adotadas pela própria comunidade para evitar ou eliminar os potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

A secretária municipal de Saúde, Ana Mota, explica que os mutirões são importantes não somente como forma de conscientização da comunidade, como também para atacar esses potenciais criadouros nesse período do ano com alta incidência de chuvas, onde historicamente há maior incidência de dengue. “Estamos intensificando os trabalhos e envolvendo a população para evitar a transmissão da doença”, afirmou.

E a comunidade pode ser um grande agente nesse combate à dengue. Para isso é preciso que não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação, deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros, além de não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas, colocando areia fina até a borda do pratinho. As plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana.

A comunidade também está sendo orientada para que não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo. Também é preciso que mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário. Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão. Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana, dentre várias outras ações.

O agente de Saúde da localidade Vaca Brava II, Raimundo Rosa, esteve acompanhando a equipe que recolheu o lixo das resindêcias para o aterro sanitário, na oportunidade, o mesmo aproveitou para conversar e orintar os moradores sobre os cuidados que devem ter no dia a dia para evitar os focos de mosquito da dengue.