Imagem cidade de Cabeceiras

Secretaria de Saúde prepara a VIII Conferência Municipal de Saúde

Data: 24/07/2017

A Prefeitura Municipal de Cabeceiras do Piauí-PI, através da Secretaria Municipal de Saúde, em consonância com os preceitos constitucionais e a decisão do Conselho Municipal de Saúde, convida população em geral para participar da VIII Conferência Municipal de Saúde no município de Cabeceiras que será realizado neste dia 26 de julho de 2017, no CEFAME, Bairro: Água Branca, das 7:30h às 18:00h, com atribuição de avaliar a situação da Saúde e propor diretrizes para o fortalecimento e aprimoramento dos  serviços de saúde no município.

Usuários do sistema municipal de saúde, trabalhadores da área e prestadores de serviços são convidados a participar das discussões sobre as políticas públicas para o setor. A Prefeitura e o Conselho Municipal de Saúde estão nos últimos preparativos para o evento, e para isso organizaram pré-conferências preparatórias na zona rural, com a participação de moradores e representantes de vários segmentos.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Irismar Leandro disse que participação da comunidade faz parte do controle social. “A importância da participação de toda a comunidade, bem como de seus representantes, legitima os debates e evoluem as discussões. A participação da sociedade permite a construção de opiniões sobre a melhoria na qualidade de Saúde para a vida da sociedade coletiva”, disse Irismar.

O que a Secretaria fizer neste encontro, será apresentado nas Conferências Estaduais e na Conferência Nacional. E assim, tornamos efetivas nossas diretrizes. “Nos debates realizados na etapa municipal, serão eleitos delegados que levarão as propostas para a Conferência Estadual”, reforça Irismar.

A Secretária de Saúde, Ana Mota reforça a necessidade de inserir a população nas discussões. “Os cidadãos devem aderir a  esse ato. É uma forma de manifesto, uma garantia legal aos usuários do SUS,  e todos os segmentos devem participar. É uma oportunidade de o cidadão ficar a par das questões de planejamentos atribuídas ao gestor, para a melhoria da Saúde. Só desta forma poderemos conhecer as metas e as diretrizes da administração do SUS municipal. A melhoria da qualidade de Saúde e o comprometimento para que essa melhoria se concretize é a nossa meta”, finaliza Ana Mota.

De 0 a 10, quanto você avalia nosso site?