Imagem cidade de Cabeceiras

Equipes do PSF de Cabeceiras seguem periodicamente as visitas aos acamados do município

Data: 22/08/2017

 

As visitas aos domicílios cabeceirenses é uma das características do Programa Saúde da Família (PSF), que permite aos profissionais criar vínculo com a população e detectar algumas demandas existentes na comunidade.  Quando o agente percebe estas demandas, a visita domiciliar do técnico de enfermagem, enfermeiro ou mesmo do médico é solicitada.  Esse trabalho em Cabeceiras é realizado pelas 05 equipes do programa que atendem moradores das zonas urbana e rural.

As visitas não acontecem somente para prestar assistência no caso de doênças, mas também para atuar na prevenção, reabilitação e promoção, utilizando estratégias em saúde. O médico, o técnico de enfermagem e enfermeiros acompanham o paciente, avaliam e quando é preciso, realizam algumas intervenções.

Estes profissionais também avaliam a necessidade do paciente realizar uma consulta com o médico do PSF e equipe do NASF (Núcleo de Apoio da Saúde da Família), neste caso, sendo encaminhado para a Unidade Básica de Saúde (UBS). A equipe do NASF é formada por fisioterapeutas, nutricionistas, educadora física e psicóloga, o que proporciona um tratamento completo e adequado. O paciente que apresenta dificuldades em ir até as UBAS, como no caso de acamados, portadores de deficiência físicas ou mentais, ou que ainda tenham dificuldades em se locomover, o médico realiza a consulta no próprio domicílio.

PSF também cuida da saúde bucal
A saúde bucal também recebe atenção do Programa Saúde da Família, com visitas domiciliares das 05 equipes. “Enfrento vários problemas de saúde há muitos anos, mas depois que o pessoal começou a fazer esse atendimento em casa facilita muito as coisas pra gente”, disse uma paciente do bairro São Luis.

Em Cabeceiras o termo "Programa Saúde da Família" realmente é levado muito a sério, às cinco equipes de Saúde da Família distribuídas nas zonas urbana e rural procuram sempre fazer um acompanhamento de perto com seus moradores.

A equipe do PSF da zona urbana na semana passada fez mais uma visita de rotina as famílias com pacientes acamados e com outras situações de saúde. Em virtude da distância da casa dos moradores das unidades de saúde, essas visitas se tornaram fundamental para essas famílias.

Segundo a Secretária de Saúde do município Ana Mota, realmente esse trabalho de visita nas casas e a cumplicidade entre as famílias e as nossas equipes de saúde ajudam muito na prevenção e no tratamento de doenças.