IOEB 2021 | Cabeceiras do Piauí conquista 11º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira entre os 224 municípios do Piauí

Data de Publicação: 23/10/2021

Cabeceiras do Piauí conquistou o 11º lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira - IOEB 2021 entre os 224 municípios do Piauí, divulgado nesta quarta-feira (20/10). Com nota 5,2, Cabeceiras do Piauí supera as médias estadual (4,8) e nacional (5,0) no IOEB, que analisa as oportunidades oferecidas para crianças e jovens desde a Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais do município. O IOEB 2021 foi calculado com base nos dados do IBGE 2010, do Censo Escolar 2019 e do Saeb 2019.

“O secretário da Educação de Cabeceiras do Piauí, destacou os principais pontos da reforma educacional do município, iniciada em 2013, enfatizando que a melhoria da educação é fruto de investimentos na gestão, formação e valorização de professores, monitoramento de resultados com foco na aprendizagem dos estudantes e apoio ao trabalho do professor em sala de aula.”

OPORTUNIDADES

O IOEB é um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal, e o país como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem. Foram avaliados mais de 5 mil municípios brasileiros analisando as oportunidade de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.

O indicador é formado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio); além da escolaridade dos pais.

O IOEB é realizado pela Comunidade Educativa CEDAC, com a parceria técnica das consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize e o apoio institucional do CLP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DO PIAUÍ

CNPJ: 41.522.277/0001-61

• Avenida Francisco da Costa Veloso, 620 - Bairro: Centro - CEP: 64105-000 - CABECEIRAS DO PIAUÍ/PI