ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CABECEIRAS REALIZARAM A PROVA SAEPI

Data de Publicação: 29/08/2021

Nos dias 24, 25 e 26 de agosto os estudantes da Rede Municipal de Ensino de CABECEIRAS DO PIAUÍ participaram da aplicação da prova do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi).

A avaliação contemplou os estudantes regularmente matriculados no 2°, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da Zona Urbana e Rural de Cabeceiras do Piauí. Na avaliação os alunos responderam questões de língua portuguesa e matemática, para avaliar o nível de conhecimento das duas disciplinas. As crianças das turmas de 2º ano fizeram ainda a Avaliação de Fluência em leitura que tem o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, em sua variante brasileira, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos.

Segundo o secretário de educação, Braz de Sousa Carvalho, essa é a primeira vez que as escolas do município de Cabeceiras do Piauí participam do SAEPI. “Foi elaborado um plano de aplicação da prova, levando em consideração todos os procedimentos e protocolos de proteção contra a covid-19, em seguida apresentado a toda comunidade escolar”. “Queremos agradecer ao nosso Prefeito José da Silva Filho, aos pais e familiares dos nossos alunos(as), gestores e todos os profissionais da educação envolvidos nesse momento tão importante para todos nós.

Com essa avaliação será possível identificar as dificuldades específicas de cada aluno na assimilação do conteúdo, a fim de conhecer a realidade de cada turma e analisar o grau de domínio dos estudantes sobre as competências e habilidades de língua portuguesa e matemática avaliadas. Na aplicação das provas foram obedecidos todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. “Importante destacar a impecável organização e preparação das escolas na acolhida e recepção dos estudantes”.

O que é o SAEPI? O Sistema de Avaliação Educacional do Piauí, criado em 2011 a fim de diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos da rede estadual de educação. Aplicado anualmente, avalia de modo censitário os alunos dos 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A partir das respostas à avaliação aplicada pelo SAEPI é possível medir o desempenho dos alunos da rede estadual em cada um dos descritores das disciplinas mencionadas acima. Além disso, os dados de desempenho dos alunos integram o IEPI (Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí )

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DO PIAUÍ

CNPJ: 41.522.277/0001-61

• Avenida Francisco da Costa Veloso, 620 - Bairro: Centro - CEP: 64105-000 - CABECEIRAS DO PIAUÍ/PI