Terça-Feira, 13 de novembro de 2018 Nossa história

Secretaria Municipal de Saúde realiza Dia “D” da Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite

Por Secretaria de Comunicação Social

A Prefeitura Municipal de Cabeceiras do Piauí, através da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado, dia 18 de agosto, o ‘Dia D’ de vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e Sarampo.

Os atendimentos foram realizados de 08 às 16h deste sábado na Unidade de Saúde, Francisco da Costa Veloso. A secretaria de Saúde montou uma grande equipe formada por enfermeiros, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Ressalta-se, que a campanha de vacinação no município começou no início de agosto nos postos de saúde da zona rural, e intensificou-se no sábado, no dia D da campanha de vacinação que segue até 31 de agosto. A campanha visa a vacinação de todas as crianças com idade entre 1(um) ano e menores de 5 (cinco) anos de idade, independentemente de sua situação vacinal.

A secretária de Saúde Ana Mota estar satisfeita com mobilização que foi feita em prol da campanha. “Conseguimos atingir a meta de vacinação, devido a mobilização que foi feita por parte dos profissionais da saúde e também porque a Sociedade se conscientizou da importância que tem essa vacinação na prevenção da Poliomielite (paralisia infantil) e o Sarampo.”

O Brasil tem 1.237 casos confirmados de sarampo em 2018. Já em relação à paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil.

A campanha tem por objetivos:

• Vacinar quem nunca tomou a vacina;
  • Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
  • Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

Quem deve ser vacinado?

• Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
  • Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
  • Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.