Sabado, 15 de dezembro de 2018 Nossa história

Secretária de Saúde reúne profissionais da área para discutir ações de combate a dengue, chikungunya, zika vírus e microcefalia

Por SECOM - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Sáude de Cabeceiras, realizou na manhã desta segunda-feira, 03/12, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o  encontro que tratou de planejamento e ações de combate a dengue, zika vírus, chikungunya e microcefalia. Sob o comando da secretária de Saúde, Ana Mota, o encontro reuniu vários profissionais de Saúde do município como; Enfermeiros; Psicológos, Fisioterapeutas, Agentes Comunitários de Saúde e outros.

Durante o evento, foram realizadas várias palestras sobre “Ações de combate ao Aedes aegypti, zika vírus, microcefalia e a dengue”, encerrando com uma mesa redonda com a participação de todos os profissionais presentes no evento.

Prevenção

A Prefeitura de Cabeceiras nos últimos anos vem atuando na prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, zika e chikungunya), realizando o controle por meio dos agentes de endemias e Agentes Comunitários de Saúde com visita casa a casa, intensificação de atividades de educação em saúde com ampla implantação de estratégias e a realização de campanhas, principalmente, o maior envolvimento dos moradores e de lideranças locais, além da continuidade de ações interinstitucionais com as demais secretarias do Município.

“É sempre importante que haja o envolvimento de toda a população, que deve vistoriar a própria residência e quintais no mínimo uma vez por semana, já que o mosquito se reproduz em um ciclo que vai de sete a dez dias. A vistoria e eliminação de possíveis focos ajudam a evitar a reprodução do mosquito, reduzindo a transmissão das doenças”, informa a secretária de Saúde Ana Mota.

Equipe da Secretaria de Educação que também prestigiaram o evento: