Domingo, 22 de setembro de 2019 Nossa história      

Notícias

Secretaria de Saúde de Cabeceiras segue prestando atendimento domiciliar a pacientes acamados

Por SEMCS - Secretaria Municipal de Comunicação Social

No município de Cabeceira, os idosos e pacientes acamados recebem em casa os cuidados médicos necessários para se tratar de uma doença com toda a assistência adequada. Esses pacientes recebem a visita de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros.

A equipe orienta os parentes sobre higiene, alimentação e outros cuidados com o doente. Cada paciente recebe quantas visitas forem necessárias por dia ou semana. Para ter direito a esse serviço, são necessárias algumas exigências, como ter um cuidador fixo da família ou amigo, apresentar estabilidade clínica, ser usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e residir na área de abrangência da equipe..

O trabalho, não traz benefícios apenas para quem está doente. Quem os atende também aprende boas lições. “O contato humano é muito maior. A gente acaba se envolvendo e se importando profundamente com aquele ser humano, criando intimidade. No hospital ou UBS comum é mais correria, não dá para conhecer o paciente tão bem assim”, disse o técnico de enfermagem José Carlos.

“A parte do sentimento é fundamental. Com certeza é a melhor forma de trabalhar”, concluiu José Carlos.