Domingo, 17 de fevereiro de 2019 Nossa história

Secretaria de Saúde de Cabeceiras promove ações no "Janeiro Branco"

A Secretaria Municipal de Saúde de Cabeceiras promoveu nesta quarta-feira, (30), mais uma palestra que parte das diversas ações desenvolvidas pelo município na campanha “Janeiro Branco”, cujo o objetivo é conscientizar a população sobre a importância de cuidarem preventivamente da saúde mental e emocional.

“Queremos acabar com o preconceito que existe com esse tipo de doença. Ela é mais comum do que se imagina e afeta várias pessoas ao nosso redor. Além disso, queremos alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e reabilitação do paciente, disse a enfermeira, Regina Juca.

Para sensibilizar os munícipes, os profissionais utilizam vários meios, entre eles, um método eficaz de acolhimento: o abraço. Dessa forma, será possível abordar o assunto com o público de forma humanizada. Além disso, durante os atos, psicólogos e outros profissionais da Saúde ministram mini palestras.

De acordo com a Dra Rayja, “os transtornos mentais e emocionais são a segunda causa de afastamento dos profissionais de seus serviços e, a Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que uma em cada quatro pessoas sofrerá com um transtorno da mente ao longo da vida. A maioria dos casos ainda é tratada como tabu e esta é a hora de falarmos abertamente sobre o tema”.