Quarta-Feira, 01 de abril de 2020 Nossa história

Secretaria de Saúde de Cabeceiras inicia 1ª fase da campanha de vacinação contra gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Cabeceiras inciou a Campanha nesta segunda, 23 de março que seguirá até 23 de maio. O público alvo nesta 1ª fase deve procurar a Unidade Básica de Saúde, Francisco da Costa Veloso para tomar a dose da vacina. O dia D da vacinação acontecerá em 9 de maio.

Nesta primeira etapa, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população serão os primeiros vacinados na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, de acordo com o Ministério da Saúde. A decisão da pasta é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que, dependendo da gravidade, pode levar a óbito.

A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.

“Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento. É importante garantir que essas pessoas tenham acesso à informação para evitar filas na Unidade de Saúde Francisco da Costa Veloso e postos de saúde. Nosso desafio é realizar a campanha com segurança e evitar aglomerações, disse Ana Mota, secretária de Saúde.

Do ponto de vista epidemiológico, as crianças são consideradas multiplicadoras de vírus respiratórios e, por isso, o PNI distanciou um público do outro. Serão duas semanas de intervalo entre uma fase e outra. Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além da previsão de incluir os doentes crônicos.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.