Domingo, 22 de setembro de 2019 Nossa história

Professores da rede municipal de Cabeceiras realizam a escolha do livro didático (2020 – 2022) para os anos finais do ensino fundamental

“O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.”(portal MEC)

Diante disso, o município de Cabeceiras do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação reuniu os professores dos anos finais (6° ao 9° ano) para a escolha do livro didático a serem utilizados nos anos de 2020 a 2022.

O encontro ocorreu no sábado (24/08) na Unidade Escolar Átila Lira, onde todos se reuniram em salas separadas por área de conhecimento. Foi dado total liberdade para os professores escolherem o que mais se encaixava na nossa realidade e que de certa forma irá proporcionar uma melhor qualidade em nossa Educação.

De acordo com os Coordenadores da SEMEC, a escolha foi democrática e houve muita interação entre os professores onde todos saíram satisfeito com as escolhas feitas e que isso irá certamente melhorar a qualidade do nosso ensino, já que todos os livros estão de acordo com a nova BNCC.

“Escolher os livros que serão utilizados pelos próximos anos é um símbolo da força e da autonomia que a escola possui. O processo de escolha do livro didático envolve duas etapas: a análise das obras aprovadas pelo Ministério da Educação disponíveis no Guia do PNLD e o registro das coleções escolhidas pelo corpo docente de cada escola. São ações sérias, que precisam ser realizadas conscientemente e de forma democrática em cada unidade escolar.”(PORTAL MEC)