Terça-Feira, 12 de novembro de 2019 Nossa história

Prefeitura realiza conferência final do Plano Municipal de Saneamento Básico de Cabeceiras

A conferência teve como objetivo aprovar o PMSB com a participação dos delegados eleitos, membros do comitê de coordenação e execução, poder executivo, e população de maneira geral.

A Prefeitura Municipal de Cabeceiras realizou, nesta sexta-feira (04/10), Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB, objetivando a implementação de política municipal na gestão do Saneamento Básico, abordando as necessidades estruturais de saneamento na sede e zona rural, destacando o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e limpeza urbana, manejo de águas pluviais e destinação adequada de resíduos sólidos. O evento aconteceu no auditório da secretaria de Educação.

A conferência apresentou os comitês de coordenação e executivo que constituem os grupos de trabalho formados por membros da administração municipal e sociedade civil, e marcou a finalização do PMSB, que traz um completo diagnóstico sobre as necessidades do município nos quatro componentes com compõe o plano, onde sugere ações e projetos, para execução em pequeno, médio e longo prazos, visando melhorar a qualidade de vida da população. O plano compreende um período de atuação pelos próximos 20 anos.

O PMSB está sendo construído pelos Comitês Executivo e de Coordenação Municipal e de forma participativa com a população, sendo que o diagnóstico dos sistemas existentes no município serviu de base orientadora para a definição dos objetivos, metas, programas, projetos e ações para atendimento das diretrizes das leis federais, com assessoria da Funasa – Fundação Nacional da Saúde, da FESP – Fundação Escola do Estado de São Paulo e prefeitura municipal.

A conferência objetivou também, aprovar o PMSB com a participação dos delegados eleitos, membros do comitê de coordenação e execução, poder executivo, e população de maneira geral.

O prefeito Dr. José Joaquim, falou sobre a importância do PMSB no que diz respeito a melhoria da qualidade de vida das pessoas, e para que o município esteja habilitado a angariar recursos para execução de ações e projetos nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e limpeza urbana, manejo de águas pluviais e destinação adequada de resíduos sólidos.

Também participaram da conferência, a presidente da Câmara de Vereadores Kiane Oliveira, os vereadores, Solange Pereira e Ricardo Barbosa, os secretários municipais Ana Mota - Saúde, Apolo Araújo – Comunicação Social, Márcia Oliveira – Assistência Social, Deusinho – Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, diretores de escolas, professores, profissionais de saúde e sociedade em geral. O cerimonial ficou por conta do assessor especial da prefeitura José Peres da Silva.