Domingo, 21 de outubro de 2018 Nossa história

Prefeitura de Cabeceiras promove ações de prevenção à saúde bucal infantil nas escolas

Por Secretaria de Comunicação Social

A Prefeitura de Cabeceiras, juntamente com as Secretarias de Saúde e Educação, promove através do Programa Saúde na Escola (PSE), ações nas escolas da rede municipal de ensino com ênfase na promoção em saúde bucal.

Atendendo recomendação do prefeito Dr. José Joaquim, o PSE local vem trabalhando essas ações com o objetivo melhorar a qualidade de vida de alunos da rede escolar do município, através dessas e outras importantes ações entre a comunidade escolar e a equipe das unidades de saúde.

Durante esses meses, numa ação conjunta, está sendo realizada nas escolas, avaliação da saúde bucal dos alunos, bem como orientação sobre a forma correta de escovação, cuidados com a higiene bucal, como também a aplicação tópica de flúor e distribuição de kits de higiene bucal.

O Prefeito Dr. José Joaquim destaca a importância deste trabalho junto às escolas municipais, que está proporcionando condições para que as crianças tenham acesso a assistência em saúde bucal sem ter que se deslocar para outro local. A saúde bucal dos alunos recebe atenção especial e o tratamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A avaliação de risco feita pelos dentistas também dá suporte à equipe de prevenção de saúde bucal as ações nas escolas.  Técnicas de saúde bucal dão palestra sobre a importância da escovação e alimentação saudável, fazem o ensino de escovação e também a aplicação de flúor em crianças com maior propensão à cárie. O trabalho tem a supervisão de dentistas. Todos os alunos recebem um kit com escova de dente, como incentivo à higiene bucal.

“Prevenção é o fator mais importante para a saúde bucal e, quanto mais cedo for iniciada, melhores são os resultados”, disse a secretária de Saúde Ana Mota