Domingo, 22 de setembro de 2019 Nossa história

Escola Municipal “Mª de Jesus Carvalho Rocha” realiza ‘Semana do Folclore’

Para celebrar a data a escola Municipal da localidade Pedras “Maria de Jesus Carvalho Rocha”, realizou a Semana Folclórica, envolvendo os principais ícones desta cultura, como o Reisado, Saci Pererê e Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre muitos outros.

Os Professores(as) trabalharam as características da cultura através das rimas, dos provérbios, das quadrilhas, trava-língua, costumes, lendas, mitos, contos, crenças, superstições e muito mais.

No encerramento da semana do folclore na escola Maria de Jesus Carvalho Rocha aconteceu ainda atividades como: Teatro com personagens folclóricos e receitas culturais promovidas pelas professoras e seus alunos.

Para o diretor da escola, professor Adalberto, durante as atividades foi muito gratificante para nós ver a alegria das crianças e a participação dos pais e todos. Mães tiveram a oportunidade de contar histórias para as crianças, famílias prestigiaram as exposições de trabalhos e voluntários ajudaram nas oficinas e se divertiram nas brincadeiras.

“A participação dos pais tem sido cada vez maior nas nossas escolas, são ações como essa que renovam o prazer dos pais de visitarem a escola do seu filho. Todos estão de parabéns pela bela organização e pela qualidade da programação da Semana do Folclore, disse o secretário de Educação Braz Carvalho”

No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore, um elemento riquíssimo da cultura brasileira. Esta data foi criada no ano de 1965 por meio de um decreto federal, uma data comemorativa para valorizar as histórias e os personagens do folclore brasileiro. Já no estado de São Paulo, por meio de um decreto estadual tornou o mês de agosto como o mês do folclore.