Domingo, 05 de julho de 2020 Nossa história

Educação Municipal de Cabeceiras recebe o Selo Undime de Alfabetização 2019

Data de Publicação: 05/03/2020

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 05 de março, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí- ALEPI em Teresina-PI, a solenidade de entrega do Selo UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) pela Alfabetização na Idade Certa.

Dos 80 municípios piauienses que aderiam a essa avaliação externa, 59 receberam o selo, dentre esses municípios, Cabeceiras do Piauí fez-se presente entre os que obtiveram melhor desempenho na Avaliação. Conquista referente ao cumprimento da Meta 5 do Plano Nacional de Educação, anos iniciais.

O evento contou com a participação dos dirigentes municipais de educação, técnicos e coordenadores das SMEs e prefeitos. As avaliações foram elaboradas e monitoradas pela UNDIME, aplicadas pela SEMEC e escolas municipais, com abrangência em 10 escolas da rede, totalizando 143 alunos do 2° ano, anos iniciais, onde o município de Cabeceiras do Piauí obteve a média de 7,7.

Foram realizadas duas avaliações. A 1ª foi aplicada no primeiro semestre de 2019, com caráter diagnóstico e a 2ª em novembro do mesmo ano, avaliando as habilidades do 2º ano do ensino fundamental. Com o resultado das duas avaliações, Cabeceiras do Piauí ficou na colocação entre aqueles com desempenho satisfatório.

Segundo o secretário de Educação Braz Carvalho, a alfabetização na idade certa, é a porta de entrada para o sucesso escolar, pessoal e o caminho para um futuro melhor para nossas crianças. Destaca que esse ciclo se inicia na educação Infantil onde são marcantes as janelas de oportunidades para as aprendizagens.

Parabéns aos professores, às escolas, alunos e familiares. Nosso agradecimento especial ao nosso prefeito, Dr. José Joaquim, pelo apoio incontestável à educação municipal. Sabemos dos novos desafios e juntos haveremos de obter novas conquistas, disse Braz Carvalho.