Domingo, 17 de fevereiro de 2019 Nossa história

Cerimônia de encerramento marca última semana de atividades dos rondonistas em Cabeceiras

A emocionante cerimônia de encerramento do Projeto Rondon no município de Cabeceiras do Piauí - Operação Parnaíba, aconteceu nesta quinta-feira, (31) no Ginásio Poliesportivo.

Iniciadas no dia 22 de janeiro, as atividades do Projeto Rondon foram concluídas nesta quinta, 31. Segundo relatório da equipe coordenadora do Projeto Rondon, ao todo foram 913 inscritos que participaram das mais de 64 oficinas aplicadas pelos rondonistas no município de Cabeceiras.

RESULTADO:

Em 11 dias de atividades os resultados do trabalho conjunto das duas IES, é extremamente satisfatório: Abertura do projeto Rondon no município, é provável que fomos às únicas instituições a realizar pelos relatos que consigamos acompanhar. A formação do comitê Rondon no município, foi de fundamental importância para a realização de todas as atividades. A participação dos gestores, das lideranças comunitárias... Foram 913 participações direta da população, sem contabilizar os atendimentos nas oficinas realizadas todos os dias. Foram constituídas duas equipes mistas que permitiu atuar diariamente em três povoados. O município de cabeceiras do Piauí está muito bem organizado em povoados. Essa organização nos permitiu atuar em 19 núcleos de ação, que são os povoados maiores e agregar nas atividades mais 95 comunidades. Foram realizadas 64 oficinas contemplando as áreas de cultura, saúde, educação, direito, comunicação, produção e tecnologia, trabalho e geração de renda e meio ambiente. O que acreditamos que essas ações permitem atender os objetivos do projeto Rondon. Foram realizadas atividades culturais no sábado, dia 26 de janeiro, com uma participação de 150 pessoas. Todos tiveram oportunidade de acompanhar as apresentações organizadas pelo município o Reisado e São Gonçalo. O karatê e as apresentações das duas IES. Nesta quinta-feira, 31 de janeiro realizamos o encerramento das atividades do projeto Rondon no município de Cabeceiras do Piauí.

O município de Cabeceiras do Piauí integra o território dos babaçus. Tendo duas regiões bem distintas, a mata dos Cocais e a Puba e entre elas uma região de transição. Há uma abundância de pés de babaçu, manga e cajueiro e carnaúba também está presente. Há uma diversidade de frutos característicos do bioma cerrado, como o pequi, a pitomba, tamarindo, bacuri, acta da mesma família do nosso ariticum. Acerola, tucum, Murici amarelo e preto, Guabiraba, cajá...O município é banhado por dois rios maiores que são o Longá e o Maratoã. Segundo a coordenação, esse foi resultado final dos trabalhos realizados pelo Projeto Rondon em Cabeceiras do Piauí.

Cerimônia de encerramento no Ginásio Poliesportivo

Mais aprendemos que ensinamos?, frase dita pelos universitários, durante o momento dedicado aos depoimentos dos rondonistas. ?Foi uma experiência magnífica; o calor humano e a receptividade dos cabeceirenses proporcionaram uma convivência harmoniosa e marcaram muito em nossas vidas, isto é maravilhoso?, disseram em depoimentos os rondonistas

Márcia Oliveira, secretaria de Assistência Social, fez uso da palavra e, em seu depoimento, tratou da importância das atividades para o município, como também, a todos contribuíram de forma direta ou indireta e a todos os rondonistas pelo companheirismo e grande trabalho realizado por eles, durante os 11 dias que estiveram no município.

O projeto no município empenhou-se em desenvolver a capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania e o desenvolvimento local e sustentável, bem como a capacitação de multiplicadores locais.

AGRADECIMENTOS DA COORDENAÇÃO:

Somos imensamente gratos ao ministério da defesa pela coordenação do projeto Rondon, com a participação de outros ministérios. A Unijuí pela disposição de participar do edital da operação Parnaíba e ser selecionada, dando todas as condições necessárias para a capacitação dos estudantes selecionados dos cursos de jornalismo, agronomia, nutrição e medicina veterinária. Ao município de cabeceiras do Piauí, via comitê Rondon municipal a viabilização de todas as questões de logística, tais como: disponibilidade dos recursos humanos - gestores - alimentação, alojamento, transporte, locais para a realização das atividades, as quais foram as mais diversas possíveis e a mobilização das comunidades..enfim por todas as questões viabilizadas para a realização das atividades. A toda população de Cabeceiras do Piauí, que nos acolheu com tanto amor e carinho. É fruto do esforço coletivo de todos. Todos estão de parabéns.

A Operação Parnaíba, realizada em Cabeceiras pelo Projeto Rondon em uma parceria entre a Prefeitura Municipal e os governos estadual e federal que aconteceu somente em 15 municípios piauienses.